terça-feira, 2 de agosto de 2011

Filhos, ter ou não ter? Eis a questão!!!

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.” (Machado de Assis)
Fonte imagem: http://sonhosdeisaegaby.blogspot.com/2010/10/dia-das-criancas.html

Esta frase é do final do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Chamou-me a atenção duas amigas conversando no ponto do ônibus e uma delas usou a frase para expressar o alivio de não ter tido filhos, enquanto a outra tentava inutilmente convencê-la da alegria de ser mãe. 
Eu não tenho filhos, nem sei se os terei, entendi o argumento da primeira amiga quando ela disse que ter filhos é ter dor de cabeça para o resto da vida, mas, todo bonus tem onus e vice-versa. E ao meu ver, embora seja muito complicado (pois esta cada vez mais louco o mundo que vivemos) eu ainda acredito na familia, pai, mãe e filhos.

E você, o que acha? Filhos, ter ou não te-los???

1bj.

:D

14 comentários:

  1. Acho que cada pessoa deve analisar o que pretende da vida e planejar filhos - quando desejados - a partir daí.

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Não tenho filhos, e neste momento da minha vida não sinto falta de te-lo pois, meus projetos atuais ocupam a maior parte do meu tempo e filho requer dedicação e acompanhamento. Felizmente meu companheiro também concorda que este deve ser um projeto para mais a diante. Estamos construindo agora um futuro e ai sim, quando pudermos oferecer algo a este filho, concebê-lo.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma filha linda! É a minha vida. Não é mais uma garotinha, mas ainda sim é minha vida. É independente, é engenheira e tem um excelente emprego. Maaaassss, ainda é a minha menina. Quando me separei cheguei a desejar não ter filhos para não ter que conviver nunca mais com minha ex-mulher, mas graças a Deus este pensamento infame não durou mais de 10 segundos.
    Eu te amo minha filha. E vou te amar pra sempre!!! Filhos, melhor te-los. Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Acho que os filhos tem que vir na epoca certa, com a estabilidade financeira e emocional.
    Tudo tem seu tempo. E quando for o meu tempo quero sim, ter filhos com a pessoa que amo.

    Beijão Capitulina, linda.

    ResponderExcluir
  5. Acho que ter ou não ter filhos é uma questão de opção sim, mas não concordo com o argumento de que ter filhos é "ter dor de cabeça". Com certeza quem acha assim, se auto-entitula uma enorme enxaqueca! Não tenho filhos por opção, mas gostaria de ter, e as dores de cabeça fazem parte. Aliás, muitas vezes os filhos são analgésicos para essa tremenda dor na cabeça.

    Um abraço

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia povo,
    Aqui, ter filhos pode ate ser uma dor de cabeça para o resto da vida, so que, não te-los é nunca saber o quão bom é essa dor de cabeça...kkkk.
    Ah da trabalho, educar é dificil, ensinar é dificil, dar valores é dificil, não ter carro e sair pra passear é dificil, mas, eu faria tudo de novo e de novo e de novo. Só quem tem filhos sabe o que significa a frase; "Meus filhos, minha vida". Amo, amo, e vou ama-los pra sempre.
    Deixa eu ir pq ta rolando uma lagrima aqui e a minha pequena ta aqui com a mãozinha limpando e me perguntando se eu to dodói...
    To dodói não meu amor, to aqui pensando o que seria da minha vida sem vc, só isso...
    Beijos e bom domingo.
    :*

    ResponderExcluir
  7. eu fico como resposta a frase de Machado de Assis

    ResponderExcluir
  8. Vamo ter filhos vamos povoar este mundo que tem poka gte. Ta na biblia. Crescei e multiplicai...kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Ter filho é uma questão de opção, porém (como ainda tenho 14 anos) acho que quero sim ter filhos. Deve ser uma alegria imensa!
    Parabéns pelo blog! Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É até estranho responder esta pergunta depois do dia dos pais. Tenho 2 filhas lindas, uma com 18 anos e a outra com 18 meses. Antes eu não dormia a noite pq a pequenina não deixava, hj não durmo pq a + velha não deixa. Só durmo depois que ela lancha, toma banho e vai dormir depois da faculdade. E nos finais de semana é balada pra ca, festa de aniversario de amigo pra lá, show disso, pop daquilo e por ai vai. É, como disse a moça la, é uma dor de cabeça para o resto da vida mesmo. E que dor de cabeça linda que eu tenho, não é por serem minhas filhas não (kkkk) mas são lindas. Meigas, educadas, geniosas, inteligentes, carinhosas, são tudo de bom que uma pessoa pode querer. Confesso que não programei a primeira filha, aconteceu. De tudo que ja vivemos so lamento não ter podido programar melhor a vinda da mais velha pois gostaria de ter oferecido a ela tudo que hj temos condições de oferecer para a caçulinha. Mas ela não reclama hj como nunca reclamou antes. So rezo e agradeço a Deus todos os dias por ter colocado 3 pessoas maravilhosas na minha vida. A melhor parte de mim vive nas minhas filhas.

    ResponderExcluir
  11. Ah, a terceira pessoa é a minha esposa Ana.

    Me fez muito bem ter escrito isso. Realmente eu nunca me dei conta do quanto elas sao importantes pra mim.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Não tive filhos, às vezes penso que gostaria de ter tido por outro penso em que mundo ele viveria.

    ResponderExcluir
  13. Pensava mto neste frase do M.A qdo o assunto era ter filhos, porém, hj, eu trabalho com educação e acho que deve ser algo maravilhoso.
    Francine

    franemanu.zip.net

    ResponderExcluir