domingo, 17 de abril de 2011

Bullying

Bem, conforme sugestão de amigos, o tema escolhido para conversarmos foi o bullyng.
O texto abaixo foi retirado do Jornal Estado de Minas e na minha opinião retrata bem o que é preciso ser feito...Infelizmente "foi preciso ter a porta arrombada  para depois providenciarmos cadeados"...foi preciso uma tragédia para enxergamos a dura realidade de quem passa ou ja passou por isso...portanto...professores, diretores, pedagogos e governantes...mais atenção ao que acontece em nossas escolas, façamos algo para que este seja o primeiro e último episodio.

Segue parte da matéria publicada hoje, 17/04/2011:

Os tiros disparados numa escola em Realengo, no Rio de Janeiro, acertaram também o coração e as emoções de milhares de brasileiros e trouxeram à tona a discussão sobre o que está por trás da motivação assassina de Wellington Menezes de Oliveira: o bullying. As humilhações, as frustrações e o sofrimento que levaram à psicopatia e ao transtorno mental do atirador que ceifou a vida de 12 jovens está na pauta do dia de escolas públicas e particulares. Em campanhas, palestras e ações de conscientização, instituições de ensino de Belo Horizonte e da região metropolitana começam a transformar em dever de casa o combate ao bullying e à violência escolar.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/04/17/internas_educacao,222238/escolas-usam-criatividade-para-conscientizar-alunos-contra-o-bullying.shtml

E para você? 

O que acha que pode ser feito?

Qual a sua opinião sobre o assunto? 

Conhece alguém que ja tenha passado por isso?



Lembrando que, você pode manifestar  livremente sua opinião;  O objetivo do blog é este mesmo. 
Não haverá aqui juizo de valores e é imprescindivel que haja respeito  à opinião de cada um, certo?

Abraços a todos,


:D

6 comentários:

  1. Eu acho que foi uma tragedia mas acabou chamando a atenção para este problema que afeta, muitas vezes, toda a vida dos estudantes, tanto aquele que sofre com o bullying quanto aquele que pratica pois acredito que os pais não tem noção do que os filhos fazem na escola. Não conheço ninguem que tenha passado por isso, mas sei sim, que esta perseguição é a pior especie de tortura que possa existir no ambiente escolar.
    Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Vemos isso todos os dias nas escolas, normalmente, a medida que as pessoas crescem, nao passa de brincadeiras infantis, infelizmente existem pessoas que ficam marcadas a vida toda e acabam cometendo coisas horriveis como esta.

    ResponderExcluir
  3. É uma situação muito complicada e que coloca em check uma série de questões, desde a responsabilidade do corpo docente que acompanha as crianças até os politicos que deveriam votar projetos que amparassem mais a educação neste pais. Os pais estão cada vez mais jogando sobre os ombros da escola a função de educar, dar fé, valores e tudo mais. Somos todos vitimas de um descaso coletivo.

    ResponderExcluir
  4. Acho um absurdo esse tal de bullying. Os que praticam isso deveriam ser banidos da escola.
    Tem sempre um bobo que puxa essas brincadeiras e por causa de um deles vi a filha de uma amiga entrar em depressão aos 12 anos de idade por ter se transformado em motivo de chacota destes imbecis (pelo simples fato de ser muito magra). E a pior parte é escutar dos pais que isso é normal, que adolescente é "pentelho" assim mesmo. Os pais que fingem não ver os erros que os filhos cometem deveriam ve-los passar por estas situações para sentir na pele o que eles proporcionam aos outros.

    ResponderExcluir
  5. Acho que violencia gera violencia. Alguém precisa fazer alguma coisa antes que seja muito tarde para os que passam por isso e para ajudar quem ja passou. Tomara que isso nunca mais aconteça por aqui pq é muito triste. Muito triste mesmo.
    Na minha opinião ta faltando Deus no coração das pessoas...isso tem que ser ensinado a elas.

    ResponderExcluir
  6. A pessoa que humilhar as outras pessoas ou seja o praticante do bullying e simplismente uma pessoas que não tem alguma coisa como por exemplo amor ou simplesmente sente inveja do outro,daí sente prazer em humilhar os outros.
    estou te seguindo, me segue?
    http://nemochapolinajudara.blogspot.com/

    ResponderExcluir