domingo, 3 de julho de 2011

Por que as pessoas tendem, tão facilmente, a confundir AMOR com paixão?


Se apaixonar não é das coisas mais difíceis do mundo. É uma questão de estar na hora certa, no lugar certo, olhando para a pessoa certa. O resto deixa que teu corpo faz: ele acionará uma rede que vai do sistema imunológico ao cérebro e pronto. Sorriso na boca, papo fácil, a vida não é mesmo uma maravilha? O complicado vem depois, quando a paixão vira amor e vocês dois se transformam num casal.
Porque daí estamos falando de outro departamento, nada a ver com paixão - e muito mais complicado: estamos no mundo das relações humanas...



E aí?Por que as pessoas tendem, tão facilmente, a confundir AMOR com paixão?

20 comentários:

  1. acho que porque as pessoas se precipitam, e nao refletem sobre o que sente (:
    ja ganhou uma seguidora o/
    me segue, se quiser rs
    http://euadoroesseblog.blogspot.com/
    beijo , e estarei sempre por aqui

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião vc se apaixona inicialmente. Depois descobre que independente de qualquer coisa não sabe mais ficar sem aquela pessoa. Ai vc pensa no que sente por ele e descobre que ja não é mais paixao...é amor!

    ResponderExcluir
  3. É fácil confundir.
    Muitas vezes nos apaixonamos e temos a certeza que estamos amando. Ai, as divergencias sobrepoe a vontade de ficar junto e chegamos a conclusão que não da mais. Então lamentamos não ter encontrado ainda o Amor.

    ResponderExcluir
  4. Eu não confundo. Paixão pra mim envolve mais corpo, pele, tesão mesmo. E só. Por isso acaba. Amor é mais do que isso. Quando vc tira tudo isso e ainda sim sente vontade de ficar horas conversando com a pessoa vc pode dizer que é amor o que sente por ela.
    Beijão minha Capitulina.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Bem, concordo com tudo um pouco de tudo que foi escrito. Eu acho que as pessoas confundem muito pq a energia sexual fala mais alto. Então, muitos substituem o sentimento pela sensação de prazer. Estão desejando e imaginam que estão amando. Aliás, pra tirar a dúvida basta vc se perguntar:
    Se ficarmos um ano sem sexo, ainda estaremos juntos?

    Capitu,
    Não conhecia o blog e achei meio que sem querer na internet mas, gostei da proposta do blog e adoro falar o que penso e sempre que der passarei por aqui.

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente... qdo a paixão vira amor ai q está na hora de ter paciência e aceitar a outtra pessoa com muito mais calma.
    Obrigada por comentar no nosso blog!
    Volte sempre!
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Cara Capitu, sei que minha opinião vai desagradar a maioria, principalmente a ala feminina, mas, como vc disse, tem-se que respeitar a opinião de todos não é mesmo?
    Amor não existe.
    Isto é uma forma das mulheres suportarem os muitos defeitos dos seus parceiros. Eles não valem muita coisa e elas dizem não abandonar por que amam. Os homens não amam, DESEJAM. E quando a paixão esfria buscam mais paixão em outro lugar. Por preguiça de começar tudo de novo ficam na zona de conforto de um relacionamento mesmo sem paixão,sem desejo e levam este relacionamento para o altar e buscam uma nova paixão, e troca, e troca, e troca, e assim vão vivendo. De paixão em paixão. É isso. Respondendo a pergunta de Qzani. Sem sexo, sem desejo, sem paixão, não estaremos juntos.

    Beijos a todas e abraços a todos.

    Mauricio

    ResponderExcluir
  8. A questão é: AMOR não é sexo... AMOR não é desejo... AMOR não é paixão. Infelizmente as pessoas aqui neste louco mundo ainda não estão prontas para entender o que realmente é amar...
    Mas dentro da minha fé creio que um dia chegaremos a este patamar... Amor existe SIM! O que o amigo acima sente por seus entes queridos? Desejo?!
    Outro grande problema da humanidade é querer classificar o AMOR em níveis. "Amo mais aquela pessoa do que essa...". Amor de mãe, amor de filho, amor de marido, amor de amigo... O AMOR está acima de qualquer nivelação. E, independente de qualquer coisa, o AMOR não acaba. É muito simples, quem se permitir experimentar do AMOR vai tê-lo como realidade em sua vida, quem não se permitir, nunca conhecerá o amor. Paixão é meramente desejo. Desejo dá e passa. Amor não, é a nossa pura essência, a essência divina que se encontra dentro de todos nós. E muitos ainda responderão: " Mas eu to falando de relação homem e mulher, é diferente. Relação homem e mulher é só sexo..." rs. Outro grande erro que impede a felicidade da maioria dos casais, e gera, a cada dia mais, o consumo constante de anti-depressivos e as visitas ao terapêuta... Infelizmente somos muito egoístas para entendermos o amor, e se servir de ponto de reflexão, o desejo combina mais com o egoísmo ou com o AMOR? Um bom tema para o próximo post Capitu,rs.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza é Pry. Linda sua reflexão.
    :D

    ResponderExcluir
  10. Deu curiosidade de saber Mauricio, qual o nome que vc da para o que sente pelos seus entes queridos?

    1bj

    ResponderExcluir
  11. A gente foi cirado num mundo de faz de conta, vendido pela TV, é por essa razão que eu odeio novelas do tipo malhação, na verdade eu deveria odiar todas as novelas, mas tem algumas que me vicia facilmente.
    Esse, acredito eu, é o lado racional da coisa; o lado emocional é mais perigoso, e de verdade, Amar eu só amei uma vez. E não foi bom. Mas eu acredito que possa ser bom um dia. Já me apaixonar eu perdi as contas. Pois bem, eu acho que as pessoas confundem porque nos ensinaram que viver um grande amor é a coisa mais incrível da vida, e assim; vemos a necessidade de amar alguém que possa simplesmente ser só alguém que vamos deixar de pensar na próxima esquina.
    Abraços, Thaís Peace.

    Seguindo aqui.
    http://thaispeace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. "É o espírito que ama... q não o corpo que atrai..."
    ^^
    Bjo Capitu

    ResponderExcluir
  13. ops... "É o espírito que ama... e não o corpo que atrai..."

    ResponderExcluir
  14. O nome que dou pelo que sinto pela minha filha é AMOR. Este sim, EXISTE. Amor fraterno. Amor de pai. Amor de filho. Não é o mesmo amor que envolve a relação entre um homem e uma mulher.

    Beijos,


    Mauricio

    ResponderExcluir
  15. Rsrs... Viu?!
    Exatamente o que eu havia dito. ;)
    O mundo é tão previsível... =/
    Massssss, um dia chegaremo lá. ^^

    ResponderExcluir
  16. Bacana gente. Muito maduras e sinceras as colocações. Gostei muito.

    Beijos e obrigada a todos.

    :D

    ResponderExcluir
  17. Os desesperados confundem. Querem tanto amar alguém que mal se apaixonam, e pensam estarem amando. O termo amor está muito banalizado. Hoje em dia todo mundo ama todo mundo, isto não existe.

    ResponderExcluir
  18. concordo com a ultima opinião , o desespero realmente leva a conclusões mais do que precipitadas .

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. apaixonar a gente apaixona por tudo. coisas, bichos... tudo que é nosso, que nos pertence. agora amar, é preciso amar as pessoas, e as pessoas não nos pertecem... é preciso amar e deixar espaço para ser amado.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelo comentário! E parabéns pelo Blog! Gostei do título :D

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com

    ResponderExcluir